Com o crescimento das redes sociais e avanço dos smartphones, está cada vez mais comum a Selfie, onde a pessoa tira seu smartphone do bolso, aponta a camera para o rosto e pronto, já tem uma foto nova para postar e compartilhar com as pessoas. Mas nem sempre a foto fica do jeito que esperávamos e o objetivo desse artigo é justamente entender o que pode ser feito para melhorar o resultado do click.
Mais que apontar e fotografar
Para que você consiga bons resultados, não basta apontar o smartphone para o rosto, fazer carão e apertar o botão. Existem alguns fatores técnicos que ajudam a obter bons resultados, mas, por hora, estarei abordando apenas dois aspectos importantes: A Luz e a Composição.
A luz
A iluminação correta na hora da selfie vai garantir fotos mais nítidas, com cores mais marcantes. Mas como saber se a iluminação está boa o bastante? Depende de vários fatores e de qual resultado que você deseja. Mas para facilitar e não tornar esse tema um pouco extenso, vou dar algumas pequenas dicas.
Luz que é bom evitar
- Luz vindo diretamente de cima, como a luz do meio dia ou uma lâmpada em cima da cabeça. Essa luz costuma criar sombras indesejadas principalmente abaixo dos olhos, criando aquele efeito de olho de panda.
- Luz vinda diretamente de baixo. Essa luz é comum de se encontrar em alguns monumentos pelas cidades. Cria sombras mais dramáticas.
- Luz vindo diretamente de frente. Como a luz do flash, por exemplo. Essa luz é muito utilizada, porém ela acaba deixando a foto mais chapada, ou seja, sem textura.
- Luz vinda de trás. Essa luz vai deixar o rosto completamente escuro, cheio de sombras.
Como escolher a luz ideal?
Esses exemplos que citei acima, dependem muito de qual resultado a pessoa deseja, por isso nem sempre será errado usar. Porém, para um bom resultado, aconselhasse usar luzes mais suaves, como de um dia nublado, ou que toque a superfície do rosto em um ângulo de 45º ou que tenha mais de uma fonte de luz.
Aí vai uma dica para saber se a luz está boa o bastante para que a foto fique nítida:
Tire uma foto de sua mão com a câmera do celular e veja os detalhes e as sombras. Mude a posição da câmera, mudando a direção e relação a fonte de luz e tire outra foto e veja a diferença. Quando você encontrar a direção ideal, você poderá ver na foto detalhes como a impressão digital dos seus dedos.
Ring Light
Os Ring Lights se tornaram febre e muitas pessoas e até mesmo profissionais utilizam esse tipo de iluminação para fazer Selfies.
Além de iluminar todo o rosto, o Ring Light cria um Catch Light muito bonito nos olhos. Catch Ligths são aqueles brilhos luminosos nos olhos.
Caso deseje utilizar Ring Light para fazer selfies, aconselho a comprar Ring Lights grandes e de qualidade, para se ter uma boa iluminação de foram uniforme em todo o rosto.
Composição e enquadramento
Esse é um tema bem complexo e para que o artigo não fique muito extenso, vou fazer um breve resumo.
Evite o caos
Ao encontrar a luz perfeita para a sua selfie, procure se posicionar de forma a evitar que tenha muitas coisas dividindo a cena com você. Paredes com cores que contrastem com suas roupas, ambiente abertos sem galhos, sujeira ou fios, ou locais em que não tenha uma multidão colada em você, faz com que você se destaque nas fotos e torne o resultado mais atrativo.
Dica Extra: Cuidado ao usar espelho para tirar selfie. Sempre verifique se o espelho está limpo e cuidado para o flash não deixar a imagem estourada.
Use a tecnologia ao seu favor
Você conhece todos os recursos de seu smartphone? Hoje, com o avanço da tecnologia, muitas câmeras possuem softwares capazes de ajudar a obter bons resultados nas selfies. É comum encontrar smartphones que possuem recurso de embelezamento, que cria um leve tratamento de pele nas fotos, ou efeito bokeh, que da um desfoque na imagem, deixando você em destaque. Teste os recursos de sua câmera e veja o que pode e o que não pode ser utilizado.
Outra dica é utilizar programas para edição de imagem. Existem vários programas gratuitos que podem ser utilizados na maioria dos smartphones, como por exemplo o Snapssed e o Lightroom.
Espero que tenha gostado do texto. Curta e deixe seu comentário e acesse os outros artigos do Blog.
Leia meu texto Duvidas Sobre Ensaios clicando aqui.